Wynton Marsalis é o músico e compositor mais cosmopolita da história do Jazz: na década de 80 ele, com apenas 18 anos, surgiu como uma força propulsora, liderando uma geração de jovens músicos que o seguiram na intenção de resgatar a autenticidade e indentidade do Jazz através de uma reestruturação do passado: surgia o Neo-Bop, que foi um apelo tanto contra as vanguadas que se distanciavam do Jazz com seus experimentalismos como também resolveu ir contra à música pop ou comercial. Ironicamente, Wynton, que desde muito jovem foi um árduo crítico da música pop, foi visto como a nova promessa capaz de recolocar o Jazz nas graças do show business e resgatar o espaço perdido no mercado fonográrico: em 1986, com apenas 25 anos, Wynton Marsalis já era consagrado como o principal e mais influente músico de Jazz, a principal revelação da composição e o principal trompetista de música erudita, chegando a ser o único músico da história a ser consagrado em dois universos musicais ao mesmo tempo, ganhando dois prêmios Grammys naquele ano, um de principal Músico de Jazz e o outro de principal intérprete de música erudita, fato que até hoje não se repetiu ainda.
3 comentários:
Anônimo
disse...
Me amarro no som desse cara! Olá, sou Daniel e faço parte da equipe Blues na Veia. Tem BB.King e seu novo albúm. Um abraço e boa semana.
3 comentários:
Me amarro no som desse cara! Olá, sou Daniel e faço parte da equipe Blues na Veia. Tem BB.King e seu novo albúm. Um abraço e boa semana.
http://blues-na-veia.blogspot.com
http://so-pensando.blogspot.com
realmente excepcional!
mt bom msm o cara manda hein!
Abç!
Muito bom. Música da boaaaaaaaa
Rs e bj
Postar um comentário